JOGO DE DOMINÓ

O dominó é um jogo freqüente na vida dos alunos da
APAE. Jogo que estimula o desenvolvimento psico e motor dos mesmos. Até mesmo os pequeninos que não sabem jogar, procuram achar uma maneira de brincar com o jogo. Exemplo: construindo prédios e até mesmo a brincadeira efeito dominó, colocam-se as peças em pé, uma ao lado da outra. Derrubando-se a primeira, esta empurra a segunda e assim por diante, até que todas as peças caiam.
A Escola Especial Cantinho do Céu de Campo Belo do Sul teve início em outubro de 1987, quando a comunidade sentiu a necessidade de um órgão que especializado para as Pessoas Portadores de Deficiência (termo usado na época). Em 1993, a Escola iniciou as suas atividades pedagógicas, em uma casa alugada pela Prefeitura Municipal, atendendo 18 educandos. A partir de maio de 1998, a Escola mudou-se para a sede própria, prédio este, cedido pelo Colégio Cenesista e reformado pela diretoria da APAE, onde permanece até os dias atuais.A referida escola é mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) deste município, através da diretoria, convênios e doações. Sendo assim, uma instituição filantrópica.

HISTÓRIA DO JOGO DE DOMINÓ

Dominó é o jogo formado por peças retangulares, dotadas normalmente de uma espessura que lhes dá a forma de paralelepípedo, em que uma das faces está marcada por pontos indicando valores numéricos. O termo é também usado para designar individualmente as peças que compôem este jogo. O nome provavelmente deriva da expressão latina "domino gratias" ("graças ao Senhor"), dita pelos padres europeus para assinalar a vitória em uma partida. Na área matemática das poliformas, um dominó é a figura retangular formada por dois quadrados congruente colocados lado a lado.
O jogo aparentemente surgiu na China e sua criação é atribuída a um santo soldado chinês chamado Hung Ming, que viveu de 243 a.C a 182 a.C. O conjunto tradicional de dominós, conhecido como sino-europeu, é formado por 28 peças, ou pedras. Cada face retangular de dominó é divida em duas partes quadradas, ou "pontas", que são marcadas por um número de pontos de 1 a 6, ou deixadas em branco. Um jogo de dominós é equivalente a um baralho de cartas ou jogo de dados, que podem ser jogados em uma diversidade indeterminada de maneiras.
Site: wikipédia.


A INFLUÊNCIA DOS JOGOS NA APRENDIZAGEM

Segundo o site da abaulo: “o jogo favorece o aprendizado pelo erro e estimula a exploração e a solução de problemas. O jogo por ser livre de pressões e avaliações, cria um clima adequado para a investigação e a busca de soluções. O benefício do jogo está na possibilidade de estimular a exploração em buscas de respostas e em não constranger quando erra.”

0 comentários:

Postar um comentário

About this blog

Contato

Sobre Nós

Minha foto
Sou acadêmica do curso de Artes Visuais. Atuo na profissão de professora à 2 anos. Já trabalhei na rede Estadual em Lages e em Campo Belo. Atualmente trabalho em duas escolas municipais de Campo Belo do Sul. Descobri que a grande paixão da minha vida é trabalhar com as crianças e os adolescentes. Amo o que faço e espero me aposentar nesta profissão que para mim é o meu porto seguro. É como a frase de Santo Agostinho:"Quando o querer é completo o trabalho se torna um lazer."

Seguidores

Recent News