VIDEOART

Conforme o site do Itaú Cultural: O barateamento e a difusão do vídeo no fim da década de 1960 incentivam o uso não-comercial desse meio por artistas do mundo todo, principalmente por aqueles que já experimentavam as imagens fotográficas e fílmicas. O vídeo e a televisão entram com muita força no trabalho artístico, freqüentemente associados a outras mídias e linguagens. O desenvolvimento da arte pop, do minimalismo e da arte conceitual toma a cena dos anos 1960 e 1970, sobretudo nos Estados Unidos
Os artistas do Fluxus procuraram, através dos novos suportes audiovisuais, criar uma espécie de “contra-televisão” e justamente fazer uma crítica aos ideais desse meio e dos modelos comerciais da época, subvertendo seu uso mais freqüente. Os pioneiros do vídeoart foram Nam June Paik e o alemão Wolf Vostell.
Nam June Paik:
Em 1965, a Sony introduziu no mercado o Portapak, o primeiro dispositivo portátil de gravação de vídeo, a maior "arma" de Paik. Com ele, Paik pôde mover e gravar coisas simultaneamente, e a partir de então, Paik se tornou uma celebridade internacional, conhecido por seus trabalhos criativos e divertidos. Vídeoarte de Nam Juene Paik: Venus.

Wolf Vostell:
No início da década de 60, Vostell é pioneiro e figura fundamental da Videoarte do Happening e Fluxus, pelo que o Arquivo Vostell constitui uma importante base de documentação sobre estes movimentos artísticos. Vídeoarte de Wolf Vostell: Fluxus – Sun Your Head.
Não há Big Brother nem qualquer outro reality show que supere os trabalhos do pessoal da Campus Party TV. A intenção desse pessoal foi cobrir tudo, absolutamente TUDO que foi possível dentro das 500 horas de atividades a Campus Party Brasil 2010 que ocorreu no dia 26 a 31 de janeiro de 2010.
Antonio Dias foi o pioneiro do vídeoarte no Brasil, mais tarde surgiu outros artistas, dentre eles uma mulher, Letícia Parente.

0 comentários:

Postar um comentário

About this blog

Contato

Sobre Nós

Minha foto
Sou acadêmica do curso de Artes Visuais. Atuo na profissão de professora à 2 anos. Já trabalhei na rede Estadual em Lages e em Campo Belo. Atualmente trabalho em duas escolas municipais de Campo Belo do Sul. Descobri que a grande paixão da minha vida é trabalhar com as crianças e os adolescentes. Amo o que faço e espero me aposentar nesta profissão que para mim é o meu porto seguro. É como a frase de Santo Agostinho:"Quando o querer é completo o trabalho se torna um lazer."

Seguidores

Recent News