SOPRE...DEIXA LEVAR... - Tayla e Priscila Tonon

ARTE CONTEMPORÂNEA











Pensar em sentimentos é pensar em um grande caleidoscópio, um caldeirão com várias misturas, se são prazerosos você os aproxima, você almeja, deseja...
Os pessimistas, despressivos ou triste você quer distância, recua..
Mas se analisarmos essa interpretação veremos que ela é subjetiva, o amor pode possuir diversas interpretações e sua não aceitação pode se mesclar com sentimentos ruins, a falta dele, as decepções que um grande amor apresenta são sentimentos e situações dignas de repulsa, de adeus.
Alguns buscam na dor a sua própria redenção, cultivam a tristeza para que esta seja seu próprio troféu tornando-se assim suas mais valiosas alegrias.
Nosso trabalho buscou um desprendimento de interpretação, a sensação de adeus de 'deixar levar'. As folhas antes vívidas nos galhos das árvores se juntaram a esses sentimentos inértes no frio do chão. A escolha das folhas como base do trabalho não foi por acaso, pensamos em utilizar algo que o vento levasse, que fosse comum e que as pessoas não dessem tanto valor, tópico chave para a conclusão do trabalho. Os sentimentos/situações apresentados muitas vezes são esquecidos, ignorados ou mascarados, mas, porque? Nós somos carne, somos mente, sangue e coração, nós sentimos, rimos e choramos. É como fechar os olhos para não ver, viver totalmente nesse vai não vai de sentimentos, nessa covardia emocional, viver para ignorar o que se passar ao nosso lado, o que acontece com nossos próprios semelhantes.
O objetivo do trabalho era interferir por alguns instantes na visão e nas atividades desenvolvidas pelos academicos da Universidade.
Um minuto de atenção, era o que buscavamos, parar para analisar algo que estava em seu caminho, adorá-lo, repudiá-lo, senti-lo por mais que esse sentimentos não fossem realmente significativo mas que acontecesse e que se fizesse aparente.
Tratamos a obra como uma interferência, ela aconteceu no campus da Universidade. Inicialmente jogamos as folhas de prata no chão em frente a Reitoria, o horário escolhido foi próximo ao intervalo para que conseguissemos um grande fluxo de academicos transitando pelo local, eles passavam, analisavam a situação e começaram a interagir com a obra.
Era interessante analisar as reações que apareciam, curiosidade, repulsa aos sentimentos/situações ali apresentados, eles pisavam no amor, pisavam na fome, na política, na corrupção. Eles se enxergaram nas folhas, se resumiram nos sentimentos e puderam assim exterioliza-los, alguns mais aparentes, outros tímidos ou retraídos. Algumas pessoas, como esperado, nem perceberam a existencia de algo diferente em seu caminho, estavam com pressa, preocupadas demais para notar coisas tão pequenas.
Essa interação durou pouco mais de cinco minutos, mas foi o suficiente para receber a interação dos acadêmicos e logo após isso ser levada com o vento.

CARAMINHOLAS - Priscila Tonon e Tayla.

PINTURA CONTEMPORÂNEA










CARAMINHOLAS

CARAMINHANDO NA VIDA,
TENHO PENSAMENTOS LOUCOS,
POUCOS, INTENSOS, MUITOS, SURPRESOS.
PENSAMENTOS QUE ME INVADEM FAISCANTES
E RENASCE NO MOMENTO.

CARAMINHOLAS QUE LEVAM-ME
A LUGARES QUE ATÉ MESMO NUNCA VI.
AS VEZES SOU AMOR...
AMORES VIOLENTOS, VERDADEIROS, PASSAGEIROS
QUE ATÉ MESMO NÃO TEM VALOR.

CARAMINHOLAS COM RAÍZES,
RAÍZES DE LABIRINTO.
ME PERCO NELES E TENTO
ENCONTRAR-ME NUM POÇO QUE NÃO ME SINTO.

CARAMINHOLAS DELIRANTES DA ALMA E DA CARNE.
CORPOS NUS, SUSPIROS PROFUNDO, PRAZERES DE MARTE.
A FANTASIA DOS HOMENS.
SOU LOUCO E NÃO SOU SANTO.

CARAMINHOLAS DE CORES, SABORES E AMORES.
PENSAMENTOS FAISCANTES,
OLHARES GOTEJANTES
QUE APERTAM COMO UM ABRAÇO.

CARAMINHOLAS QUE VEM DO NADA E FAZ MORADA.
MORADA NOS MEUS PENSAMENTOS.
ALGUNS FICAM NO MEU SUBCONCIENTE
SÃO LAMENTOS E PRAZERES PEQUENOS.


obs: Idéia do trabalho: Priscila Tonon.
Poema: Tayla Branco
Produção artística: nossa!

GRANDES sombras simples

ARTE CONTEMPORÂNEA





Porque é importante o Dia dos Namorados?
Se amamos porque precisamos de um dia para trocarmos beijos, palavras de amor e presentes?
O meu noivo Cristiano Dias, mais conhecido como Dias, reside atualmente em Indaial e veio neste fim de semana (11/06/10 - 14/06/10). E claro, trouxe presente para o Dia dos Namorados e passamos um ótimo dia. Mas me pergunto: Porque precisamos de um dia, para torná-lo especial?
As fotos retiradas das nossas sombras resume um momento nosso, um momento único, porque estamos juntos, "matantando à saudade". Não precisamos de um dia para sermos felizes, já somos!E o meu presente é este: A FELICIDADE.




GRANDES, sombras simples!

Uma sombra, duas, três ou mais.
Uma sombra negra na calçada de pedra fria.
São duas sombras diferentes e iguais.
Diferentes no modo de ser e iguais no
Tamanho da alegria.

Alegria que nos olhos surgem
Olhos castanhos que brilham feito diamantes.
Diamantes feito perfume no coração.
O coração de quem ama é feito barbante.

Um barbante longo de histórias e nós.
Mas o meu é feito de açúcar.
Açúcar doce como o mel e a voz.
A voz do amor feito lua...

A distância é uma dor boa
Ficamos tristes na ausência “dele”.
Pensando nos momentos alegres.
E toda sofrimento voa.

Estar com você é mágico.
Planejar é um ato cotidiano
Viajar para a saudade matar.
É uma ansiedade que me deixa louco.

Amar é ter a certeza de ser feliz.
Felicidade que aumenta sempre.
Aumenta feito uma raiz
E você meu amor, é meu maior presente.

About this blog

Contato

Sobre Nós

Minha foto
Sou acadêmica do curso de Artes Visuais. Atuo na profissão de professora à 2 anos. Já trabalhei na rede Estadual em Lages e em Campo Belo. Atualmente trabalho em duas escolas municipais de Campo Belo do Sul. Descobri que a grande paixão da minha vida é trabalhar com as crianças e os adolescentes. Amo o que faço e espero me aposentar nesta profissão que para mim é o meu porto seguro. É como a frase de Santo Agostinho:"Quando o querer é completo o trabalho se torna um lazer."

Seguidores

Recent News